UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Estado do Rio tem sexta morte por febre amarela confirmada

23/05/2017

Subiu para seis o número de mortes por febre amarela no estado do Rio. Agora, já são 15 vítimas da doença em todo o território fluminense. A morte mais recente confirmada pela Secretaria estadual de Saúde ocorreu no município de Santa Maria Madalena. Do total de casos, sete foram em Casimiro de Abreu, sendo que uma das vítimas morreu. Também foram registradas mortes em Porciúncula, Maricá, Macaé e Silva Jardim. Em São Fidélis e São Pedro Aldeia, houve a confirmação de um caso em cada município, mas sem vítimas fatais.
Já o número de cidades com casos confirmados de febre amarela em macacos chegou a quatro, com registros nos municípios de São Sebastião do Alto, Campos dos Goytacazes, Maricá e Carmo. Na capital fluminesnse, não houve nenhum caso confirmado da doença até o momento, seja em humanos ou em macacos.
No dia 19 abril, foi confirmada, em Maricá, a primeira por febre amarela na região metropolitana do Rio este ano. O diagnóstico foi confirmado somente no dia 20. José Pereira da Silva, de 61 anos, morava em Bananal, na zona rural do município, com parte da família.
Em 15 de maio, a Secretaria estadual de Saúde havia confirmado os dois casos mais recentes de febre amarela no Rio: um em Macaé e outro em Silva Jardim. As duas vítimas morreram em decorrência da doença.
Segundo a Secretaria de Saúde, 4.975.425 de doses de vacina contra febre amarela foram distribuídas para os 92 municípios do estado. A prioridade foi para a lista que inclui 65 municípios considerados mais vulneráveis, de acordo com a análise da subsecretaria de Vigilância em Saúde. Das 65 cidades, 55 já tiveram disponibilizadas doses em quantidade suficiente para imunização do público-alvo. Entre elas, Macaé e Silva Jardim.
No fim do mês passado, foi confirmado o primeiro caso da doença na Região Metropolitana do Rio. Um morador de Maricá faleceu no Hospital Evandro Chagas, da Fiocruz, no Rio, em decorrência da doença. Por causa disso, o município, que fica a 52km do Rio, decidiu intensificar a vacinação em 14 bairros da sua zona rural.

Fonte: O Globo

Novidades

Bairro de São Cristóvão vai abrigar programa de enfrentamento de mudanças climáticas no Rio

18/04/2024

Conhecido como o “bairro imperial”, por ter abrigado a residência carioca da família real portuguesa...

Agentes de endemias de Meriti recebem novos equipamentos de trabalho

18/04/2024

A Secretaria de Saúde de Meriti realizou a entrega dos novos materiais de trabalho dos agentes de co...

Primeiro anuário Lixo Zero do Brasil é lançado em São Paulo

18/04/2024

No dia 10 de abril, São Paulo recebeu o fórum “A Nova Economia é Lixo Zero”, primeiro grande evento ...

Casa na Serra da Mantiqueira é exemplo de arquitetura sustentável

18/04/2024

A Serra da Mantiqueira é sinônimo de tranquilidade e conexão com a natureza. E é lá, mais especifica...

Nasa homenageia brasileiros por pesquisa de placas solares flexíveis

18/04/2024

Uma pesquisa realizada por alunos do curso de Engenharia Civil da Estácio Rio Grande do Sul sobre o ...

Índia vai subsidiar energia solar para 10 milhões de famílias

18/04/2024

Garantir energia limpa para uma população de cerca de mais de 1,4 bilhão de pessoas é um desafio gig...