
12/05/2022
Uma equipe do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset) realizou, na quinta-feira, o plantio de 28 mudas de guarajuba (Terminalia acuminata) no Córrego dos Colibris. Desaparecida por mais de 70 anos, a espécie florestal era considerada extinta e foi redescoberta em 2015 por pesquisadores na unidade de conservação.
Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão que administra o parque, as árvores de grande porte, com troncos largos na base e mais finos na parte superior, deixou de ser vista na natureza em 1942. Desde 1998 era considerada extinta, até ser redescoberta por um grupo de pesquisadores — entre eles, Inara Batista, coordenadora do Plano de Ação Nacional para Conservação da Flora Endêmica Ameaçada de Extinção do Estado do Rio de Janeiro, o PAN Flora Endêmica.
As mudas de guarajuba foram cultivadas no Horto Florestal de Guaratiba, no Rio, a partir de sementes de árvores redescobertas no Peset. Com uma vasta diversidade de fauna e flora, o Córrego dos Colibris é o território que originou a criação do parque.
— O trabalho de reflorestamento no Parque Estadual da Serra da Tiririca é de grande importância não só para o estado do Rio, mas para a ciência em nível internacional. A partir dos esforços na restauração da espécie, geramos estudos e conhecimento que são do interesse de todos nós como população — afirma o secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, José Ricardo Brito.
Gestor do parque, Leandro Augusto explica que, além da importância histórica, o Córrego dos Colibris foi escolhido para o reflorestamento por ser um local de fácil acesso, com uma trilha plana. Voluntários que costumam atuar em ações no parque e alunos da 2ª série do ensino médio da Escola Estadual Professora Alcina Rodrigues Lima, de Itaipu, ajudaram a preparar o terreno e participaram do plantio com membros da equipe do Peset.
— O Córrego dos Colibris é uma área de trilha plana muito frequentada. Além da importância histórica, escolhemos o local para monitorarmos melhor o desenvolvimento dessa espécie, que é nova para nós — diz Augusto.
O presidente do Inea, Philipe Campello, ressaltou que o replantio da guarajuba lança luz sobre o papel central das unidades de conservação na proteção e recuperação da biodiversidade fluminense.
Na madrugada do próximo dia 16, o Peset vai promover uma atividade de observação do eclipse lunar no Costão de Itacoatiara. Já no mês que vem, o parque vairealizar diversas ações em celebração pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 junho, que serão divulgadas em suas redes sociais.
Fonte: O Globo

Governo autoriza captação de R$ 100 milhões para manejo de resíduos no Rio
26/05/2022
SP é o segundo estado com maior potência solar em telhados
26/05/2022
Sesc Itaquera inaugura meliponário e traz atividades sobre abelhas
26/05/2022
Sucuri-verde de 6 metros é flagrada comendo uma capivara em rio de água cristalina
26/05/2022
Mata atlântica tem crescimento histórico de desmatamento
26/05/2022
Programa coleta mais de 2 milhões de itens de escrita usados
26/05/2022