UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Após confirmação de morte de criança por febre maculosa, Campos, RJ, busca identificar e combater focos de carrapato-estrela

16/09/2021

A morte de uma criança de 6 anos por febre maculosa ligou um sinal de alerta nesta semana em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. A criança morreu no dia 31 de agosto e a causa da morte foi confirmada no último fim de semana.
Por conta disso, a Secretaria Municipal de Saúde está fazendo um trabalho de campo intenso para tentar identificar e combater focos do carrapato-estrela, que é o responsável pela transmissão da bactéria do gênero Rickettsia, causadora da doença.
De acordo com a Prefeitura, durante o trabalho na comunidade Cafuringa, no distrito de Travessão, onde a família da criança mora, foram encontrados carrapatos nas paredes da casa, entulho e até uma capivara, que é um dos animais hospedeiros da bactéria.
Ainda durante os trabalhos, as equipes ficaram sabendo da morte de uma outra criança, de dois anos, em circunstâncias semelhantes, no início do ano passado. Mas, na época, a morte foi tratada como causa desconhecida.
Também foram registrados um caso confirmado em 2020 e outro em 2017 em áreas distintas. Os pacientes de 18 e 54 anos foram tratados e recuperados.
O subsecretário de Atenção Básica, Charbell Kury, explicou o cenário da doença na cidade.
“A confirmação da morte da criança por febre maculosa ocorreu no último final de semana. A suspeita é de que seja um caso autóctone (transmitido por hospedeiros que vivem na região), mas há possibilidade de ter sido por contaminação externa. Nenhuma hipótese está descartada. Estamos investigando”, explica o subsecretário, Charbell Kury.
As equipes realizaram atendimentos médico e de enfermagem para crianças e adultos que moram na comunidade, inclusive com atualização do cartão de vacina dos menores e aplicação da vacina contra a Covid-19 para aqueles que ainda não tinham se imunizado. Também foi realizada palestra com orientação para retirada de carrapatos e observação de sinais e sintomas.

Fonte: G1

Novidades

Prefeitura recebeu mais de mil denúncias sobre corte irregular de árvores e só lavrou 25 multas

14/10/2021

Ao constatarem marcas de perfuração nos caules de cinco árvores, como se estivessem injetado algo pa...

Com total de 12 peixes invasores venenosos capturados, Noronha recebe especialista que atua no Caribe para ajudar no combate

14/10/2021

O Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) contabilizou 12 peixes-leão, espécie invasora e ...

Fóssil de possível titanossauro é encontrado no Maranhão: ´É muito raro´

14/10/2021

Um achado inédito foi feito na região de Davinópolis, no Maranhão, durante obras de construção de um...

Mar avança no Rio Amazonas e ribeirinhos de arquipélago ficam sem água potável: ´não presta nem para beber´

14/10/2021

As águas doces da Foz do Rio Amazonas, no Amapá, voltaram a sofrer o fenômeno de "salinização" neste...

Em um ano, área com exploração ilegal de madeira é de pelo menos 18 mil campos de futebol no Amazonas

14/10/2021

A área com exploração madeireira irregular no Amazonas correspondeu, pelo menos, a 18 mil campos de ...