UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Incêndio atinge Parque Nacional da Serra das Confusões, maior área de preservação da caatinga

14/09/2021

Um incêndio atingiu na última quinta-feira (9) o Parque Nacional da Serra das Confusões, entre Tamboril do Piauí e Canto do Buriti, Sul do estado. O lugar é a maior área de preservação de caatinga do planeta, com 1.02 milhão de hectares, onde viveram os animais da megafauna.
A Serra das Confusões guarda vestígios dos primeiros homens das Américas. A ocupação mais antiga seria de 8 mil anos. A mais recente, por volta de 3,6 mil anos.
Segundo o coronel João Costa, chefe de operações do Corpo de Bombeiros do Piauí, o fogo atingiu uma área pequena do parque.
"O fogo foi debelado e a situação está sob controle. Brigadistas do ICMBio [Instituto Chico Mendes] estão no local fazendo esse combate", informou.
Criado em 1998, o parque abrange terras de sete municípios: Jurema, Tamboril do Piauí, Canto do Buriti, Alvorada do Gurguéia, Cristino Castro, Bom Jesus e Guaribas.
Em São Raimundo Nonato, Sul do Piauí, um incêndio de grandes proporções ameaça a zona urbana e o Parque Nacional da Serra da Capivara, que concentra a maior quantidade de sítios arqueológicos pré-históricos das Américas e é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação.
Um helicóptero da Polícia Militar do Piauí foi enviado neste sábado (11) ao município para ser usado no combate ao incêndio.
Outro helicóptero do estado do Maranhão está previsto para chegar na região ainda neste domingo (12) para realizar o lançamento de água nos pontos em que as equipes estiverem atuando para controlar o fogo.
Ao todo, 35 pessoas estão trabalhando no combate ao incêndio em São Raimundo Nonato, entre bombeiros do Piauí e da Bahia, e brigadistas do Instituto Chico Mendes [ICMBio] e técnicos da prefeitura.
Em São Raimundo Nonato, o maior foco do incêndio se concentra na Serra dos Gringos, a 8 km do Parque Nacional Serra da Capivara. Outro foco de menor proporção se concentra no Baixão dos Diógenes, zona urbana do município, onde há poucas casas.
O fogo no município iniciou no dia 7 de setembro e chegou atingir casas e propriedades. Conforme a prefeitura, as famílias atingidas estão sendo cadastradas para receber um auxílio. Ainda não há informações de quantas pessoas serão beneficiadas.

Fonte: G1

Novidades

🐊 Jacaré é visto andando em loteamento em Maricá, no RJ

16/09/2021

Um jacaré foi visto andando em um loteamento no bairro São José do Imbassaí, em Maricá, na Região Me...

Após confirmação de morte de criança por febre maculosa, Campos, RJ, busca identificar e combater focos de carrapato-estrela

16/09/2021

A morte de uma criança de 6 anos por febre maculosa ligou um sinal de alerta nesta semana em Campos ...

Incêndio na Serra da Farofa já dura mais de uma semana e se aproxima do Inhotim

16/09/2021

O incêndio na Serra da Farofa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, já dura mais de uma semana...

Estiagem em SC faz 87 cidades decretarem situação de emergência

16/09/2021

A estiagem se agravou em Santa Catarina e 87 municípios já decretaram situação de emergência até a t...

Queimadas mataram 17 milhões de animais vertebrados no Pantanal em 2020, aponta estudo

16/09/2021

Estudo realizado por 30 pesquisadores de órgãos públicos, de universidades e de organizações não-gov...

Pescador encontra ovo de tubarão no mar em Fernando de Noronha

16/09/2021

Um ovo de tubarão, uma imagem considerada rara pelos pesquisadores, foi encontrado no mar pela segun...