UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Incêndio atinge Parque Nacional da Serra das Confusões, maior área de preservação da caatinga

14/09/2021

Um incêndio atingiu na última quinta-feira (9) o Parque Nacional da Serra das Confusões, entre Tamboril do Piauí e Canto do Buriti, Sul do estado. O lugar é a maior área de preservação de caatinga do planeta, com 1.02 milhão de hectares, onde viveram os animais da megafauna.
A Serra das Confusões guarda vestígios dos primeiros homens das Américas. A ocupação mais antiga seria de 8 mil anos. A mais recente, por volta de 3,6 mil anos.
Segundo o coronel João Costa, chefe de operações do Corpo de Bombeiros do Piauí, o fogo atingiu uma área pequena do parque.
"O fogo foi debelado e a situação está sob controle. Brigadistas do ICMBio [Instituto Chico Mendes] estão no local fazendo esse combate", informou.
Criado em 1998, o parque abrange terras de sete municípios: Jurema, Tamboril do Piauí, Canto do Buriti, Alvorada do Gurguéia, Cristino Castro, Bom Jesus e Guaribas.
Em São Raimundo Nonato, Sul do Piauí, um incêndio de grandes proporções ameaça a zona urbana e o Parque Nacional da Serra da Capivara, que concentra a maior quantidade de sítios arqueológicos pré-históricos das Américas e é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação.
Um helicóptero da Polícia Militar do Piauí foi enviado neste sábado (11) ao município para ser usado no combate ao incêndio.
Outro helicóptero do estado do Maranhão está previsto para chegar na região ainda neste domingo (12) para realizar o lançamento de água nos pontos em que as equipes estiverem atuando para controlar o fogo.
Ao todo, 35 pessoas estão trabalhando no combate ao incêndio em São Raimundo Nonato, entre bombeiros do Piauí e da Bahia, e brigadistas do Instituto Chico Mendes [ICMBio] e técnicos da prefeitura.
Em São Raimundo Nonato, o maior foco do incêndio se concentra na Serra dos Gringos, a 8 km do Parque Nacional Serra da Capivara. Outro foco de menor proporção se concentra no Baixão dos Diógenes, zona urbana do município, onde há poucas casas.
O fogo no município iniciou no dia 7 de setembro e chegou atingir casas e propriedades. Conforme a prefeitura, as famílias atingidas estão sendo cadastradas para receber um auxílio. Ainda não há informações de quantas pessoas serão beneficiadas.

Fonte: G1

Novidades

ONU combate fake news sobre mudanças climáticas no TikTok

25/04/2024

Em comemoração ao Dia Internacional da Terra, celebrado em 22 de abril, a ONU (Organização das Naçõe...

Entenda o que é a captura de carbono que limpa o ar em escala industrial

25/04/2024

A descarbonização de setores-chave da economia virou um assunto de urgência máxima. E, ao mesmo temp...

Turbinas eólicas trazem energia limpa e beleza para áreas urbanas

25/04/2024

Quando design e tecnologia se encontram, os equipamentos deixam de ter apenas uma funcionalidade prá...

Na amazônia equatoriana, borboletas são ´termômetros´ das mudanças climáticas

25/04/2024

Biólogos e guardas-florestais prendem a respiração ao abrirem uma iguaria fétida que atrai borboleta...

Crise do clima dá fôlego a propostas de geoengenharia para bloquear radiação solar

25/04/2024

Diante da lentidão dos países em reduzir as emissões de CO₂, a Humanidade vem flertando com te...

A planta usada como alternativa ao papel higiênico na África e nos EUA

25/04/2024

Será que o Plectranthus barbatus, popularmente conhecido como boldo, é uma alternativa sustentável a...