UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Metanfetamina descartada em rios deixa peixes viciados, mostra estudo

22/07/2021

Traços de remédios e drogas ilícitas usadas pelas pessoas e depois excretadas pelo corpo no banheiro conseguem superar os processos de tratamento de esgoto e surgir nos rios, mudando o comportamento dos bichos que ali vivem e afetando a saúde desses animais.
Agora, um estudo mostrou que porções de metanfetamina encontradas nos rios podem estar transformando os peixes em viciados na droga sintética. A pesquisa foi publicada no início deste mês na revista científica Journal of Experimental Biology.
Os autores, cientistas de instituições da República Tcheca, montaram um experimento para descobrir se os níveis de metanfetamina encontrados nos rios do país seriam suficientes para afetar o cérebro dos animais que dependem dessas águas.
Os pesquisadores deixaram alguns peixes da espécie Salmo trutta, um dos mais comuns nos rios europeus, por oito semanas em um tanque de água com uma concentração de 1 micrograma (0,001 miligrama) de metanfetamina por litro – uma quantidade semelhante à encontrada nas águas do país. Um outro grupo de peixes foi mantido pelo mesmo tempo em um tanque com água-doce limpa.
Após o período, os cientistas passaram a dar a escolha para os peixes entre água limpa e água com metanfetamina diariamente por dez dias. Os peixes que passaram as oito semanas anteriores no tanque com a metanfetamina repetidamente preferiram a água com a droga em detrimento da água limpa.
Além do comportamento alterado, os pesquisadores encontraram traços da droga no cérebro dos peixes viciados. “Nossa pesquisa mostrou que existe a transmissão de problemas da sociedade humana para os ecossistemas aquáticos”, escrevem os pesquisadores.
Um outro estudo, publicado no final de 2020 na revista científica Chemosfere, identificou danos degenerativos nos rins e no coração de peixes que ficaram por 35 dias em água com concentração de 1 micrograma de metanfetamina por litro – prejuízos semelhantes aos que a droga pode causar em mamíferos.
Pesticidas usados na agricultura também são encontrados nessas águas e podem gerar danos aos seres aquáticos. Em junho deste ano, um grupo de pesquisadores de instituições do Brasil publicou uma revisão de dados de pesquisas feitas em 21 países sobre a concentração do composto em água doce.
“Todos os países investigados no trabalho apresentaram um médio ou alto risco para os organismos aquáticos ao considerar suas legislações para águas doces superficiais”, diz a engenheira ambiental Emília Marques Brovini, uma das autoras do artigo publicado no periódico científico Environmental Science and Pollution Research.
“No entanto, mais estudos são necessários para melhorar nossa compreensão das lacunas de conhecimento remanescentes, especialmente daquelas relacionadas à sensibilidade das espécies endêmicas (que são encontradas em lugares específicos), efeitos crônicos e exposição à mistura de compostos", afirma Brovini.
Segundo a cientista, qualquer substância criada e vendida pode ser liberada no ambiente. Quando ela entra em contato com algum organismo terrestre ou aquático, pode representar algum perigo para os animais.
“Os estudos são essenciais para concluir o grau de toxicidade dos compostos, como também para fins de monitoramento e controle dessas substâncias em compartimentos ambientais", diz.

Leia a matéria completa acessando a Folha de S. Paulo

Novidades

Branqueamento atinge 73% da Grande Barreira de Corais da Austrália

18/04/2024

A Grande Barreira de Corais da Austrália sofre o que pode ser o mais grave branqueamento já registra...

Brasil e Colômbia têm queda drástica no desmatamento em 2023

18/04/2024

A perda de floresta tropical primária diminuiu significativamente no Brasil e na Colômbia em 2023, m...

Em Paris, uso de bicicleta já supera o de carro como meio de transporte

18/04/2024

Pela primeira vez, a bicicleta superou o carro como meio de transporte favorito dos parisienses, seg...

Alagamentos em Dubai: ´Semeadura de nuvens´ pode ser causa da pior chuva na história da cidade, diz agência

18/04/2024

Em pleno deserto, a cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, parou na última terça (16) devido a...

Mudanças climáticas estão mudando a “geografia do vinho”, diz estudo

18/04/2024

O clima, com seus ciclos de chuvas e variações de temperatura, interfere diretamente na produção agr...