UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Após polêmica com PF, Salles se reúne com empresários e acena com liberação da madeira no PA

08/04/2021

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, se reuniu na quarta-feira (7), em Santarém (PA), com empresários alvos da maior apreensão de madeira da história no país. Ali, ele se comprometeu em promover uma revisão rápida da documentação e, caso esteja correta, apoiar uma eventual liberação da cerca de 40 mil toras.
A segunda visita de Salles à região em uma semana foi interpretada por participantes ouvidos pela Folha como mais um aceno de apoio à liberação das madeiras, que não foram removidas do local da apreensão e correm o risco de apodrecer.
A operação, realizada em dezembro, foi comandada pelo superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Alexandre Saraiva, que entrou em rota de colisão com Salles, a quem passou a criticar abertamente como contrário ao meio ambiente.
No encontro, realizado no hotel Açay, Salles revisou os planos de manejo de onde a madeira apreendida havia sido retirada e se comprometeu a fazer gestões pela liberação em até uma semana, desde que a documentação estivesse correta.
Também participaram da reunião a deputada federal bolsonarista Carla Zambelli, recém-empossada presidente da Comissão de Meio Ambiente, e o chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente da PF, Rubens Lopes da Silva, que veio de Brasília acompanhado de peritos do órgão.
Os madeireiros têm afirmado que a extração foi feita de forma legal, posição corroborada pelo Secretaria do Meio Ambiente do Pará (Semas), órgão responsável pelas concessões, que apresentou a Salles e à PF de Brasília a informação técnica dos planos de manejo onde as toras foram apreendidas.
Na quarta-feira anterior (31), Salles foi ao local da operação da PF, na região do rio Arapiuns. Ali, o ministro verificou o ponto de origem de duas árvores apreendidas, em um gesto de apoio aos madeireiros.
"Ao que tudo indica, realmente corresponde, o que dá uma presunção de que há uma conexão da origem do lote com os documentos que estão ali relacionados”, disse, durante a visita da semana passada, segundo o site G1.
A visita do ministro foi considerada uma intervenção pelo delegado Saraiva. Em entrevista à Folha publicada na segunda (5), ele acusou Salles de trabalhar contra o meio ambiente. “É o mesmo que um ministro do Trabalho se manifestar contrariamente a uma operação contra o trabalho escravo.”
Batizada de Handroanthus GLO, a operação apreendeu mais de 204 mil metros cúbicos de madeira, volume suficiente para carregar 13.600 caminhões.
Assim como Salles, Saraiva é próximo do governo Bolsonaro. Ele já participou de uma live do presidente, no ano passado, e foi cotado para assumir a superintendência do Rio de Janeiro, um cargo considerado estratégico pelo Planalto.

Fonte: Folha de S. Paulo

Novidades

Mudanças climáticas: software desenvolvido pela UFF será capaz de prever eventos como secas ou temporais décadas à frente

26/03/2024

Uma ferramenta de previsibilidade climática com capacidade de mostrar tendências do clima em uma esc...

Nova Iguaçu: alunos da rede pública de ensino participam do projeto ´Protetores Mirins´, de cuidado com o meio ambiente

26/03/2024

A Guarda Municipal Ambiental, órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Iguaç...

‘Distribuidoras’ de energia solar atraem 2 milhões de clientes com redução de 20% na conta de luz. Entenda o novo modelo

26/03/2024

Em vários bairros do Rio, uma empresa de energia anuncia conta de luz até 20% mais barata que a da c...

Dia de Limpeza da Baía de Guanabara: chuvas adiam ações em 13 praias do Rio de Janeiro

26/03/2024

Por causa da previsão de chuvas fortes em todo o Rio de Janeiro até domingo, a terceira edição do Cl...

Ilha em Guarujá (SP) ganha selo de sustentabilidade inédito nas Américas

26/03/2024

Tradicional destino da Baixada Santista, Guarujá acaba de ter sua Ilha dos Arvoredos reconhecida com...

Rios da mata atlântica têm leve melhora na qualidade da água, aponta estudo

26/03/2024

A qualidade das águas dos rios que compõem a mata atlântica teve uma melhora gradativa, de acordo co...